Fechar
destaque_empresa

Institucional

Histórico

A Termotécnica foi fundada em 29 de agosto de 1961, por Hans Dieter Schmidt.

É a maior indústria transformadora de EPS, poliestireno expandido – popularmente conhecido como isopor® – da América Latina e líder no mercado brasileiro deste segmento.

Aos 55 anos, sua trajetória é marcada pelo empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico. Produz soluções para Construção Civil, Embalagens e Peças Técnicas, Conservação, Agronegócios e Movimentação de Cargas.

Uma trajetória de superação e sucesso

Em 1974, a empresa inaugurou sua primeira filial, em Contagem (MG). Cinco anos depois, em 1979, fundou a Termocell e passou a produzir sua própria matéria-prima.

Em 1983, visando atender mais de perto às necessidades de seus maiores clientes, a Termotécnica inaugurou uma filial em Manaus (AM) e, em 1996, consolidou-se nas principais regiões do país, com a inauguração de sua unidade em Sumaré (SP).

Em 2003, a Termotécnica investiu no setor da construção civil e adquiriu uma planta de recortados em EPS em Pirabeiraba, distrito de Joinville (SC), onde passou a desenvolver produtos com tecnologia de ponta para atender o mercado da construção civil.

Em 2005, a empresa inaugurou mais uma nova filial, em São José dos Pinhais (PR), para atender melhor este mercado.

Em 2006, visando melhor atender a região Centro-Oeste, instalou uma unidade em Goiânia (GO).

O início das operações de Logística Reversa e Reciclagem de EPS foi em 2007, ano em que a empresa também inaugurou sua unidade produtiva em Rio Claro (SP).

Em 2008 conquistou a certificação RoHs Component.

Em 2009, a unidade de Indaiatuba (SP) iniciou as atividades.

Em 2010, após pesquisas e consultas de viabilidade do negócio junto de produtores de frutas, inicia a produção das Conservadoras de Frutas DaColheita na fábrica de Goiânia (GO).

Em 2011 a Termotécnica completa 50 anos de atuação no mercado nacional.

2012 foi marcado pela introdução do Sistema Construtivo Monoforte e a inauguração da unidade em Petrolina (PE), para atender a crescente demanda do mercado de frutas do Vale do São Francisco. Além disso, a Termotécnica lança a primeira edição de seu Relatório de Sustentabilidade que, a partir de então, tornou-se anual.

Em 2013, diante do fortalecimento das Conservadoras de Frutas DaColheita, a Termotécnica construiu sua fábrica própria em Petrolina (PE). A obra, que priorizou a sustentabilidade, foi toda edificada com o Sistema Construtivo Monoforte.

Em 2014, a partir de estudos e pesquisas voltadas à inovação, a Termotécnica se consolida no segmento do agronegócio com o lançamento das caixas de abelha em EPS, a MaisMel.

Nesse mesmo ano, a Termotécnica foi destaque entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil, ranking da Revista Você SA. Tornou-se membro do Save Food, signatária do Pacto Global das Nações Unidas e conquistou o Senaplas, Selo Nacional de Plásticos Reciclados.

Em 2015, pela segunda vez, a Termotécnica esteve entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil, segundo a Revista Você SA. Além disso, sua atuação foi incluída no Guia Exame de Sustentabilidade, com destaque entre as indústrias químicas e também em Gestão de Resíduos.

O ano de 2016 foi marcado pelo lançamento do Safe Pack, além disso, a empresa teve sua estreia no e-commerce com a venda da caixa de abelhas MaisMel.

Esse é o retrato dos 55 anos de história da Termotécnica, período repleto de conquistas. Com ampliação do parque fabril, modernização de processos, obtenção de certificados de qualidade, e principalmente, um patrimônio construído por meio da conduta ética e responsabilidade social, a Termotécnica reinventa o conceito de proteção, acondicionamento e isolamento térmico do mercado.

bg_historico