Fechar
destaque_imprensa

Imprensa

Termotécnica esclarece e incentiva a reciclagem do isopor® na Semana Lixo Zero Joinville

Compartilhar a informação de que o EPS – material popularmente conhecido como isopor® – é um plástico 100% reciclável. Esse é o objetivo principal da participação da Termotécnica na Semana Lixo Zero Joinville. Com o slogan “Cidades Lixo Zero”, evento acontece até o dia 29 de outubro, com ações que visam tornar as cidades mais sustentáveis e conscientes.

Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, reforça que a empresa participa todos os anos da Semana Lixo Zero Joinville com a proposta de conscientizar a comunidade e incentivá-la a dar o destino correto ao EPS, por meio da separação e do encaminhamento para a reciclagem. “Eventos como este nos estimulam a debater e refletir sobre como podemos contribuir com a causa da reciclagem. Cada um deve fazer a sua parte, a responsabilidade é minha, é sua, é de todos nós”, afirma.

 

Presença no evento

Representantes da Termotécnica participam de uma série de eventos e ações da programação da Semana Lixo Zero Joinville 2017.

Durante o Fórum Municipal Lixo Zero, a empresa marcará presença no Painel Reciclagem e Sistemas, que acontecerá no dia 27. O coordenador de Sustentabilidade da empresa, Paulo Michels, apresentará o case do Programa Reciclar EPS e, na sequência, participará de um debate.

A unidade de reciclagem da Termotécnica, que fica em Pirabeiraba, receberá a visita de estudantes na ação Rota da Reciclagem. Coordenada pelo Instituto Lixo Zero, o grupo percorrerá empresas e instituições que apresentarão seus exemplos de ações de sustentabilidade.

Durante toda a semana, o Programa Reciclar EPS terá destaque nos dois supermercados Angeloni de Joinville onde, voluntariamente, colaboradores se revezarão para compartilhar informações com a comunidade e Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, receberão EPS para reciclagem.

A participação da empresa também inclui a visita de grupos de estudantes à Unidade de Reciclagem da Termotécnica, que fica em Pirabeiraba.

 

A Semana Lixo Zero

Organizada pela ONG Lixo Zero, com o objetivo de criar alternativas dinâmicas de conscientização sobre a gestão de resíduos, a Semana Lixo Zero é realizada em Joinville sempre no mês de outubro.

São mais de 100 ações – como palestras, oficinas e exposições – organizadas por instituições públicas e privadas, nos mais diversos locais da cidade.

Mais informações em: www.semanalixozerojoinville.com.br

 

Detalhamento do programa

Há 10 anos, a Termotécnica investe no desenvolvimento de uma ampla cadeia de logística reversa que viabiliza a reciclagem do EPS e seu retorno para o mercado consumidor em novos produtos.

Por ser um material extremamente leve, 98% de seu volume é composto por ar, estimular a comunidade a separar, convencer os catadores e cooperativas de recolhê-lo e reciclá-lo é um desafio constante.

Por meio do Programa Reciclar EPS, , a Termotécnica contabiliza mais de 40 mil toneladas de EPS reciclados desde 2007. São cerca de 1.200 pontos de coleta e 391 cooperativas envolvidas, o que impacta diretamente e mais de 5mil famílias, além dos cerca de 100 empregos gerados.

 

Portal online indica o ponto de entrega mais próximo

Com o objetivo de fortalecer a divulgação do Programa, a Termotécnica disponibiliza o Portal Reciclar EPS: www.reciclareps.com.br

Se a intenção for verificar onde está o ponto de entrega mais próximo, é só acessar o portal. Ao clicar no link “Onde reciclar”, o site identifica e direciona, em todo o território nacional, o ponto mais próximo de recolhimento de EPS para reciclagem.

 

Sobre a Termotécnica

A Termotécnica é a maior indústria transformadora de EPS da América Latina e líder no mercado brasileiro deste segmento. Produz soluções para Embalagens e Componentes, Agronegócios, Conservação e Movimentação de Cargas.

Em 2017, foi eleita pela Revista Você S/A uma das 45 Melhores Empresas para Iniciar Carreira no Brasil. Além disso, a mesma publicação elegeu a Termotécnica, desde 2014, como uma das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil.

Conquistou espaço, em 2015 e 2016, no Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2015, o Guia elegeu a Termotécnica a empresa mais sustentável do ano no Brasil na categoria Química e destacou sua atuação na Gestão de Resíduos.

Aos 56 anos, tem sua trajetória marcada pela inovação empreendedora, desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente. Com matriz em Joinville (SC), possui unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Ver Todos